Dicas para quem quer adotar um animal de estimação

Se você está pensando em adotar um animal de estimação, pare tudo e preste bem a atenção nesse texto. Adoção é algo muito sério e precisa ser feita com responsabilidade. Só para você ter uma ideia, nessa pandemia, o número de animais abandonados aumentou em  70% em todo o Brasil. Isso significa que há muitos cães e gatos – que são os mais preferidos para adoção – que estão neste momento, abandonados em alguma rua, sem entender o que aconteceu. Há pessoas que estão de férias e adotam um animal. Depois voltam ao trabalho, e percebem que não tem condições para cuidar dele, e o abandonam. Essa é a maior crueldade que se pode fazer com um animal. Se para um humano é difícil perder casa e família, imagina para um pet. Ele não fala, não sabe pedir ajuda e nem como vai viver dali para frente.

Se você está pensando em adotar um animal de estimação, preste atenção nessas dicas e aja com responsabilidade.

Não se deixe levar pela emoção. 

Se você quer adotar, pergunte a você mesmo: ”Por que você quer adotar um animal de estimação?”. Por mais bonitos que sejam, eles mudam a rotina da  casa e a do próprio tutor. Um cachorro –  por exemplo –  é um ser vivo que tem horário para comer, que vai ter que passear pelo menos 3x na rua, que vai precisar de cuidados veterinários e isso depende de dinheiro. Será que você está mesmo disposto a arcar com tudo isso? Será que ao sair do trabalho cansado, você ainda terá condições de pegar o seu doguito e ir passear com ele na rua? Já se adotar um gato, vai ter que colocar redes nas janelas, ter caixa de areia em casa e corre o risco de conviver com sofás e cortinas destruídos pelas unhas dos bichanos. Está ciente disso?

Pense no tipo de animal ideal para a sua casa e sua família. 

Adoção é escolha. Você olha, se apaixona e escolhe aquele animal que tocou o seu coração e que ao seu ver se encaixa na sua vida. Se você mora num local pequeno, fica difícil ter um cachorro muito grande. Se o momento não é economicamente favorável no seu trabalho, fica complicado escolher um cachorro que esteja em tratamento médico e que dependa de muitos recursos. Quando você adota, toda a sua família também deve desejar receber um novo integrante em casa. Você não pode aparecer com um cachorro ou gato,  em casa, e esperar que tudo aconteça num passe de mágica, e  que todos se adaptem de uma hora para outra, num estalar de dedos. Não é assim que as coisas acontecem.

Não adote pensando em devolver

Quando alguém adota uma criança e passa meses lutando por isso na justiça, essa pessoa não pensa em devolver o adotado na primeira vez em que ele faz xixi na cama, que faz birra ou que dá trabalho. Mas, por que as pessoas fazem isso quando adotam um pet?

Quem ama, não abandona. Quem ama, adota com responsabilidade. É preciso saber que ao adotar um pet, ele passa a ser sua responsabilidade. É preciso saber que ele vai fazer coisa errada, porque precisa ser ensinado, adestrado e educado. É preciso saber que para ele, você será o tudo dele. Por isso, lembre-se de pensar em todas essas coisas antes de adotar. Roupa se devolve. Equipamento doméstico se troca, mas animal de estimação é para a vida toda. Uma vida de amor, respeito e de inesquecível amizade.

Compartilhar:

Daniela Rodrigues

Jornalista carioca e adotante pet

Posts Relacionados

Formulário de voluntariado

Preencha corretamente o formulário pois entraremos em contato através das informações fornecidas, em um prazo de até 4 dias úteis.

Seja uma empresa parceira

Faça parte da nossa rede de parceiros faça sua contribuição mensalmente e tenha sua empresa divulgada no nosso website.