Cinco critérios para escolher um novo gato e ou cachorro

Aqueles olhinhos brilhantes, uma carinha de carente e uma imensidade de afeto querendo ser compartilhada, nos faz refém da nossa voz emocional que  acaba gritando. E é nesse momento que deixamos de considerar fatores importantes na hora de escolher um novo animal de estimação.

Essa falta de planejamento e motivação distorcida gera um alto índice de abandono, o número é ainda maior quando falamos em bichinhos adotados. O motivo pelo qual se adota um pet é o oposto disso, é labutar para ter cada vez menos animais em situação de vulnerabilidade.

O desejo de adotar um animal costuma morar num cantinho especial do nosso consciente,  os sentimentos que surgem a partir do relacionamento do tutor e o animal são inquestionáveis, se de um lado temos o ser humano doando atenção, cuidados e carinho, do outro temos um serzinho totalmente dependente e cheio de afeto para entregar.

Esses laços que são formados, se mantém a partir de uma decisão coerente e responsável, pois é assim que serão os próximos anos com o novo pet em casa, puramente racional. As necessidades vão além das brincadeiras, gracejos e carinhos. É indispensável o cuidado com a higiene, alimentação, remédios… e por aí vai, o animal é cheio de indispensabilidades e isso não pode ser negligenciado. 

Sabendo das responsabilidades inerentes a qualquer bicho de estimação, listamos cinco orientações que vão te ajudar na hora de escolher um pet!

1-Seja coerente

Faça uma autoanálise da sua vida como um todo, está preparado emocionalmente para ter a companhia de um pet em casa, você tem tempo para cuidar, sua casa tem espaço suficiente, seu orçamento permite incluir as despesas com um animal, tem crianças ou idosos em casa? São questionamentos básicos na hora escolher um novo animal de estimação, porquê depois que o novo integrante chegar, não tem como mandá-lo embora!

2- Saiba o que quer: gato ou cachorro

Depois de considerar bem sua realidade, é a vez de definir o tipo de companheiro ou companheira que vai morar com você e sua família.

Se identifica mais com cachorros?  Então saiba que estará levando para casa um super companheiro, além de muito fiel, o cachorro está sempre de bom humor e disposto a te dar atenção. 

Embora exista raças mais independentes, de modo geral, os cães necessitam de atenção, caso aconteça de se sentirem abandonados, podem desenvolver ansiedade e depressão. Por isso, caso fiquem fora de casa por algumas horas, é fundamental deixar brinquedos espalhados pela casa para distraí-los.

Os cachorros também latem, é isso mesmo que você leu, late para se comunicar. Algumas raças podem latir mais outras menos, mas todos o fazem para promover algum tipo de interação. Tenha isso em mente na hora de decidir.

Necessitam também de rotina, seja para aprender fazer suas necessidades no local adequado, ou se for o caso de morar em apartamento, é fundamental passear pelo menos duas vezes ao dia, além dos banhos frequentes que são necessários, ainda mais dependendo da raça e do clima da sua cidade.

Para quem não resiste ao charme dos gatos, costumam ser muito silenciosos, calmos e são quietos, podendo até “esquecer” que eles estão em casa, não exigem muita atenção. 

Esse tipo de felino, tem a personalidade parecida com os humanos, assim, tem suas preferências e passa pelo poder de decisão inteiramente dele próprio, ou seja, gato faz o que quer. Ora podem querer brincar, ou preferir ficar quietinho, fazer ou pedir carinho e atenção. 

Possuem hábitos noturnos, então podem haver ruídos na casa enquanto você dorme e gostam de subir nas coisas, pense bem nisso na hora de escolher o seu animal, pois essa característica inclui cuidado redobrado com as paredes e os móveis, por exemplo.

São limpos por natureza, e não exigem muitos cuidados e não precisam de passeios para fazer suas necessidades, uma caixinha de areia é tudo o que eles precisam.

3- SRD ( Sem Raça Definida) ou Raça Pura

Sabemos que tanto os cães como os gatos têm suas particularidades, na hora de escolher o seu novo animalzinho, pesquise sobre suas características, como porte, pelagem, genética.. ao optar por um cachorro ou gato de raça definida, você terá mais clareza  do comportamento deles e saber o que te espera. 

Adquirir um animal de raça pura implica no custo, em geral esses animais tem pedigree, e a depender de sua linhagem, são caríssimos. Considere bem as opções de canil e gatil para que sua escolha seja assertiva e segura.

Por outro lado, temos os SRD, o famoso vira-lata, provavelmente terá muito menos problemas do que um pet de raça, pois o cruzamento de raças diferentes diminui as chances de problemas hereditários das raças. Geralmente tem personalidade fácil de lidar, são amorosos e carentes, pois boa parte deles estão abandonados na rua, ou esperando uma família nos abrigos. 

4- Filhote ou Adulto

Na hora de decidir a faixa etária do pet, leve em consideração o seu nível de paciência e disponibilidade. Animais ainda filhotes, demandam mais atenção e cuidados. Precisam aprender as regras da casa e isso pode levar tempo! O lado positivo é que ele vai descobrir tudo com você e não terá nenhum hábito de outro dono.

Se este não for o seu caso, ter um pet adulto em casa será uma sábia escolha. Os animais adultos já estão maduros e demandam menos ensinamentos. Dotados de suas próprias manias, ao escolher um animal adulto, tenha em vista que será necessário adaptá-lo a sua nova rotina. 

Seja o pet vira-lata ou de raça pura, na idade adulta não tem erro quanto ao seu porte e padrão, assim não fica dúvidas do que está levando para casa.

Compartilhar:

Ana Lívia Santana

Uma mercadóloga que faz morada em qualquer livraria que vê pela frente.Escrevo no Troca Trecho sobre coleções afetivas da vida. Mãe da frida, uma golden dourada que é a coisa mais linda da vida.

Posts Relacionados

Formulário de Pré-adoção

Preencha corretamente o formulário pois entraremos em contato através das informações fornecidas, em um prazo de até 4 dias úteis.

Seja uma empresa parceira

Faça parte da nossa rede de parceiros faça sua contribuição mensalmente e tenha sua empresa divulgada no nosso website.