Adotei um cachorro, como vou adaptá-lo ao ambiente?

Resgate do pedrinho

Você sonha em adotar um cachorrinho, estuda a possibilidade e depois de finalmente tomar a decisão, começa a listar tudo o que precisa para preparar o ambiente e receber o seu melhor amigo: Qual marca de ração escolher? Quais brinquedos comprar? E a casinha? Será que eu compro aquelas de madeira ou opto por uma cama de pelúcia?

Embora estes itens sejam necessários para que o cão sinta-se à vontade em seu novo ambiente, o mais importante é pensar nos cuidados envolvidos e, como tornar a sua casa segura para o novo morador de quatro patas. 

Preparado para ser pai e mãe de pet? 

Então, agora anote todas as dicas a seguir:

Sabe quando você entra no carro e coloca o cinto de segurança porque sabe que ele pode salvar a sua vida? As telas de proteção em janelas possuem a mesma função de proteger a vida do animalzinho. Se você mora em casa, o mesmo vale para os portões, por conta do acesso à rua. 

Faça uma vistoria em todos os cômodos para checar se existem móveis, vidros ou quaisquer objetos que possam colocar o seu cão em perigo. 

Verificar também a fiação, se tiver algum fio desencapado, providenciar a manutenção a fim de evitar choques.

Você costuma ter plantas em casa? Já comece a pesquisar sobre a espécie para saber se elas são venenosas para os animais.

Depois de garantir que a sua casa está adequada e segura para a vida de um cão, é hora de pensar nas responsabilidades secundárias — mas não menos importantes — em relação ao novo membro de sua família. 

Vacinação em dia: é imprescindível para prevenir doenças e garantir não só a saúde do cão, mas de todos os moradores da residência.

Passeios frequentes: você está preparado para sair da rotina e caminhar todos os dias pelo bairro com o cachorro? Então, lembre-se de colocar no bichano uma coleira adequada, dê preferência ao estilo peitoral, por ser mais confortável. 

Proteção contra pulgas e carrapatos: Utilize a cada seis meses ou, conforme orientação do médico veterinário, remédios preventivos de parasitas. Contudo, tenha certeza de que o produto é adequado para o tamanho  e peso do pet.

Como vocês podem ver, a adoção requer uma série de ações que caracterizam a responsabilidade do tutor. 

O trabalho é grande, mas o amor retribuído é ainda maior, então faça uma adoção responsável e consciente. 

Compartilhar:

Nancy Caprini

Jornalista formada pela Universidade São Judas Tadeu, trabalha como Copywriter em agência de Marketing Digital. Ama os animais e o contato com a natureza, atualmente vive desbravando o litoral norte de São Paulo: escrevendo, fotografando e aproveitando a liberdade proporcionada por sua profissão. No instagram @nancy.caprini ajuda outras pessoas que querem aprender sobre produção de conteúdo digital.

Posts Relacionados

Formulário de Pré-adoção

Preencha corretamente o formulário pois entraremos em contato através das informações fornecidas, em um prazo de até 4 dias úteis.

Seja uma empresa parceira

Faça parte da nossa rede de parceiros faça sua contribuição mensalmente e tenha sua empresa divulgada no nosso website.