Dicas para cuidar de cães filhotes

Você só saberá o quanto ama um doguito, quando adotar um filhote. É verdade esse bilhete! Filhotinhos são lindos, cheiram a leite e quando dormem parecem uns anjinhos, mas quando acordam… parecem um furacão. Aos 3, 4 meses de idade são verdadeiros destruidores. Até parece que chinelo é guloseima para eles. Quando os dentinhos estão crescendo, comem tudo o que vêem pela frente. Aí, vão embora chinelos, sofás, batente de portas, cantoneiras de parede e tudo mais.

Não existe fórmula mágica para mudar essa situação. Eles são filhotes, que estão crescendo, trocando os dentes e lidando com toda essa transformação, do jeito que podem. Cabe a você tutor entender isso. 

Não adianta querer bater. Eles ainda são filhotes, não entendem nada e tudo o que fazem é uma brincadeira. Até se você brigar com um filhote, ele vai achar que você está brincando. Nem o nome ele reconhece. O cachorro filhote só começa a reconhecer o nome, a partir dos 6 meses de idade. Como fazer então, para tornar essa convivência mais agradável?

O ideal é proteger as coisas de valor na sua casa. Evite deixar sapatos e chinelos no chão e deixar objetos importantes sobre os móveis, guarde tudo. Não esqueça o controle da TV, eles amam morder as beiradas. Também evite deixar remédios e materiais de limpeza à mostra. Tampas dos vasos sanitários, sempre abaixadas. Tem doguito que acaba bebendo água do vaso. Vai por mim, não é nada agradável ver isso.

Não use aquela história de que ele é filhote e pode tudo. Se acostume a ensiná-lo e a demonstrar que você não gostou de alguma coisa. Mas sem bater ou gritar. Para o xixi em casa, existem tapetes e os estrados laváveis que são excelentes para que você ensine o local correto de fazer xixi. Se você tem outro doguito em casa, pode pegar um jornal com o cheiro de xixi e por sobre o estrado, ajuda muito.

Não deixe o filhote te atacar. Filhotes costumam brincar de morder. Um pula na cabeça do outro e vão nessa luta, disputando território. Mas na sua casa, é você quem manda. Então, toda vez que ele vier te atacar, procure trocar o seu braço por um brinquedo. Dê preferência aos mais molinhos, que nessa fase são ideais para eles. 

E se a temperatura esquentar muito aí em casa, converse com o seu veterinário. Sempre tem a opção dos florais, que são muito bons e ajudam em casos de hiperatividade.

No mais, lembre-se que essa é só uma fase e que passa! 

Compartilhar:

Daniela Rodrigues

Jornalista carioca e adotante pet

Posts Relacionados

Formulário de voluntariado

Preencha corretamente o formulário pois entraremos em contato através das informações fornecidas, em um prazo de até 4 dias úteis.

Seja uma empresa parceira

Faça parte da nossa rede de parceiros faça sua contribuição mensalmente e tenha sua empresa divulgada no nosso website.