O que é preciso saber antes de adotar um pet?

É verdade que em quase todos os lares brasileiros existe um animal de estimação, principalmente cães e gatos. É indiscutível que esses mascotes são muito queridos e presentes no dia-a-dia das famílias, porém, há algumas questões que você deve considerar antes de adotar um animalzinho.

Se você mora com outras pessoas, é necessário que todos da casa estejam de acordo, nessa hora é importante verificar possíveis alergias também. Deve-se considerar se a residência é própria ou alugada, e se houver a necessidade de mudança se o animal poderá acompanhar a família. Muitas pessoas mudam de casa e acabam se desfazendo do pet, o que é muito triste. Outra questão que deve ser considerada é quem vai cuidar do animal durante as viagens de férias, caso ele não possa ir junto. Se o pet da família for um cachorrinho, é legal que alguém da casa se disponibilize a levá-lo passear, pois cães são exploradores por natureza, e precisam sair para gastar energia, farejar e ver o movimento, sempre com a guia para evitar acidentes.

Outo detalhe de suma importância é a viabilidade financeira, pois os animais devem ser castrados, vacinados e devem visitar o veterinário sempre que necessário, além é claro, de receber uma alimentação de qualidade e adequada a cada fase de sua vida. Também tem os antiparasitários que devem ser aplicados regularmente. Acrescenta-se ainda que se você precisa proporcionar abrigo adequado, pois os cães precisam de pátios cercados e seguros com casinhas confortáveis para enfrentar o clima, caso você não vá criá-lo dentro de casa e gatos precisam de janelas e sacadas teladas, sem acesso à rua para sua segurança.

Falando especificamente de cães e gatos, você deve considerar que esses animais vivem em média 15 anos, alguns chegam aos 20 anos, e você deve se comprometer com eles durante todo esse período. É imprescindível ter consciência de que você será responsável por uma vida, e que animais não podem ser descartados quando você não estiver mais disposto a cuidar deles. Sim, é verdade que animais de estimação dão trabalho, mas o amor incondicional que você receberá deles será sua maior recompensa. E lembre-se sempre de que você tem sua vida, seu trabalho, seus amigos, mas o seu bichinho só tem você, e o melhor momento do dia dele é quando vocês dois estão juntos brincando, passeando ou descansando. 

Compartilhar:

Camila Lazarotto

Administradora, apaixonada por pets e idealizadora da Buddy Pet Bistrô, uma marca de petiscos naturais para pets, cujo foco é a saúde dos nossos melhores amigos.

Posts Relacionados

Formulário de voluntariado

Preencha corretamente o formulário pois entraremos em contato através das informações fornecidas, em um prazo de até 4 dias úteis.

Seja uma empresa parceira

Faça parte da nossa rede de parceiros faça sua contribuição mensalmente e tenha sua empresa divulgada no nosso website.